
In accordance with EU data protection laws, your e-mail address will only be used for the purpose of this newsletter and will not be forwarded to third parties. You can unsubscribe at any time. You can read the privacy policy here.
Este piloto tem como objetivo a disponibilização das capacidades do projeto QualiChain para o recrutamento de pessoal no setor público Português.
Neste contexto, o piloto envolve a integração do sistema FenixEdu com a plataforma QualiChain. FenixEdu é uma plataforma de gestão académica que permite a gestão completa do programa e do curso, incluindo a emissão de diplomas (essencialmente, um documento pdf que é impresso, assinado e carimbado). Esta integração do FenixEdu com a plataforma QualiChain permite que os diplomas emitidos através do FenixEdu sejam inseridos automaticamente no blockchain do QualiChain, permitindo à administração pública portuguesa – representada pela AMA neste piloto – ter acesso aos diplomas emitidos pelas universidades que utilizem o FenixEdu, dentro dos limites de acesso impostos pelos alunos e pelas administrações das escolas. A plataforma da Qualichain garante a autenticidade e integridade dos diplomas.
Em primeiro lugar, o aluno graduado solicita o diploma após a conclusão do programa educacional (ou pós-graduação). Em resposta a este pedido, o secretariado da universidade publica o diploma. Ambos os casos de uso operam na plataforma FenixEdu e consiste no processo usual que envolve a gestão académica da Universidade.
Considerando que os diplomas são publicados em FenixEdu, esta plataforma é também responsável por desencadear a ação de publicação do arquivo de diploma no QualiChain que corresponde à publicação do hash do arquivo do diploma em pdf. O objetivo deste mecanismo é usar o QualiChain para garantir a autenticidade e integridade do diploma. A partir deste momento, o graduado possui o controlo do seu diploma, podendo conceder ou revogar o acesso (para sempre ou dentro de um determinado limite de tempo) a um empregador específico usando a plataforma QualiChain.
Mais especificamente, para este piloto, a AMA solicita o acesso ao diploma que deve ser concedido pelo graduado. Em seguida, a AMA, após receber o arquivo do diploma, usa a plataforma QualiChain para verificar a sua autenticidade e integridade. Se o hash do arquivo do diploma for igual ao armazenado no QualiChain, essas propriedades estão garantidas. Para garantir o controlo pessoal, a qualquer momento, o graduado pode revogar o acesso ao hash do seu arquivo de diploma.