Aprovisionamento e Serviços de Recrutamento e Gestão de Competências

A gestão de competências é cada vez mais importante em grandes organizações, especialmente na administração pública. Sendo um processo de identificação, gestão e desenvolvimento do conjunto de aptidões dos funcionários, a gestão de competências apoia os mesmos na criação e definição de capacidades nucleares, de liderança e outras específicas ao trabalho em questão, identificando as competências chave necessárias para a melhoria contínua de desempenho e alcance do sucesso. A manutenção e evolução de um conjunto de competências numa grande organização pública é particularmente desafiante. A formação contínua é muitas vezes utilizada, mas nem sempre é facilmente aplicável, pelo que novas competências estão frequentemente associadas à contratação e mobilidade interna.  Descrições de cargos apropriadas às necessidades e seleção de candidatos encontram-se entre as principais atividades a desenvolver.

Este piloto é liderado por uma empresa privada, a KnowledgeBiz, que, apoiada pelo UNINOVA, está a desenvolver e a oferecer serviços para a gestão de competências no âmbito do QualiChain à Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira (SRS), que é a entidade governamental responsável pela administração do pessoal de saúde desta região Portuguesa.

Objetivos

O objetivo geral deste piloto é dar apoio na seleção dos candidatos, especialmente nos processos de realocação (vagas de mobilidade interna) e assegurar serviços de gestão de competências na avaliação da carreira dos funcionários, disponibilizando-lhes recomendações personalizadas com base nas suas habilitações e funções. Os objetivos específicos deste piloto são:

  • Apoio à planificação, implementação e coordenação de políticas de gestão de recursos humanos no sector da saúde da Região Autónoma da Madeira;
  • Acelerar o processo de recrutamento através de informação do CV validada;
  • Facilitar a seleção e processo de mobilidade utilizando métodos de correspondência semântica que facilitam o emparelhamento de oportunidades com os melhores candidatos;
  • Identificação de necessidades de formação para desenvolvimento de novas competências nos empregados.

Intervenientes

  • Funcionários públicos (Procura e Mobilidade). Funcionários públicos que estão à procura de novas oportunidades dentro do sector da saúde e estão dispostos a serem realocados.
  • Funcionários públicos (Desenvolvimento e Aprendizagem). Funcionários que procuram desenvolver novas competências e interesses ao longo da sua carreira.
  • Empregadores. Recrutadores do sector público (domínio da saúde) que são responsáveis pela seleção dos candidatos e processos de realocação (vagas internas). Supervisores responsáveis pela gestão de competências e avaliação de carreiras no sector público.

Cenário

Os funcionários públicos estão cada vez mais à procura de novas oportunidades de emprego em instituições de saúde. Consequentemente, o número de processos de realocação também tem vindo a aumentar. A plataforma QualiChain pode apoiar estes processos, facilitando a combinação entre vagas de mobilidade interna e as preferências e interesses dos funcionários públicos.