
In accordance with EU data protection laws, your e-mail address will only be used for the purpose of this newsletter and will not be forwarded to third parties. You can unsubscribe at any time. You can read the privacy policy here.

A gestão de competências é cada vez mais importante em grandes organizações, especialmente na administração pública. Sendo um processo de identificação, gestão e desenvolvimento do conjunto de aptidões dos funcionários, a gestão de competências apoia os mesmos na criação e definição de capacidades nucleares, de liderança e outras específicas ao trabalho em questão, identificando as competências chave necessárias para a melhoria contínua de desempenho e alcance do sucesso. A manutenção e evolução de um conjunto de competências numa grande organização pública é particularmente desafiante. A formação contínua é muitas vezes utilizada, mas nem sempre é facilmente aplicável, pelo que novas competências estão frequentemente associadas à contratação e mobilidade interna. Descrições de cargos apropriadas às necessidades e seleção de candidatos encontram-se entre as principais atividades a desenvolver.
Este piloto é liderado por uma empresa privada, a KnowledgeBiz, que, apoiada pelo UNINOVA, está a desenvolver e a oferecer serviços para a gestão de competências no âmbito do QualiChain à Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira (SRS), que é a entidade governamental responsável pela administração do pessoal de saúde desta região Portuguesa.
O objetivo geral deste piloto é dar apoio na seleção dos candidatos, especialmente nos processos de realocação (vagas de mobilidade interna) e assegurar serviços de gestão de competências na avaliação da carreira dos funcionários, disponibilizando-lhes recomendações personalizadas com base nas suas habilitações e funções. Os objetivos específicos deste piloto são:
Os funcionários públicos estão cada vez mais à procura de novas oportunidades de emprego em instituições de saúde. Consequentemente, o número de processos de realocação também tem vindo a aumentar. A plataforma QualiChain pode apoiar estes processos, facilitando a combinação entre vagas de mobilidade interna e as preferências e interesses dos funcionários públicos.
